sexta-feira, 2 de julho de 2010

Acomodação, Capitalismo, Nazismo, Copa.

Esse post é só uma extensão de tudo que foi dito previamente pela Zu, vulgo: Júlia.

É importante lembrar que o atual modo de produção no Brasil e em mais de 90% dos países é o capitalismo.
Caracterizado pela mais-valia, e pelo acúmulo de capital, o capitalismo também cria formas de mudar as coisas para o favorecer. Uma dessas formas de 'amansar' o trabalhador é a criação de parques e festas, dando um momento de distração à aquele que trabalha tanto, e é explorado.
Não diria que foi quem inventou isso, mas um cara que usou bastante dessa técnica foi Hitler. E pelo visto, funcionou, já que naquela época ele tinha os povos de origem germânica na palma da sua mão.
A copa não é nada mais do que uma forma de acomodação tentando evitar que enxerguemos a real verdade. E quando alguém ousa contestar a mesma, e denunciar essa alienação, é acusado de ser explorador, e tirano, que só quer ver o povo trabalhar. Sim, quem é contra esse pseudo descanso, é o explorador! Já que descanso, e distração é deixar de trabalhar por 90 minutos para ver um jogo. E não receber de acordo com suas horas de trabalho, ou sequer ter férias periódicas.
Patriotismo é torçer para um jogo, que após acabar, não muda as desigualdades de um povo, nem sequer dá educação ou saúde para o mesmo.
É ano de eleição, e eu não vejo essa animação toda quando começam a falar de política no jornal, eu não vejo pessoas ansiosas para saber as propostas de governo dos partidos. Mas eu vejo pessoas desesperançosas, e alienadas, que vêem como solução para o Brasil somente ser Hexacampeão.

11 comentários:

  1. por outro lado, os países comunistas usam da ditadura pra 'amansar' a galera... para de hipocrisia, se você critica, tenta viver de outra maneira então, que não seja a capitalista, divida suas roupas com mendigos, seu salário, sua educação...o que há de errado na alienação de torcer pra seleção do seu país? eu prefiro ser 'amansado' dessa maneira, do que ser reprimido pelo governo... ser hexacampeão poderia ser solução sim! seria um dia a menos, pra lembrar dos seus problemas

    ResponderExcluir
  2. O capitalismo é um mau necessário, pelo menos enquanto não arranjamos outra forma de produzir.
    Hipocrisia? Desde que eu sei eu faço o possível para ajudar os outros, esses que tem menos que eu. Hipocrisia e ignorância é achar que futebol vai tirar alguém da miséria. Não loembrar dos problemas não os faz desaparecer.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É impressão minha ou todos seus argumentos são baseados da mídia? só pra ilustrar que sim: pergunte qualquer pessoa na rua o que ela vai falar sobre a globo - "ela é manipuladora coisa e tal".. hauahua chega a ser engraçado sua vontade impor um pensamento tão vazio e com tanta falta de de argumentação, parece que você pensa no que vai falar e coloca tudo aqui, sem estudar, analisar, e enfim escrever!!!
    pense e se questione.. sua familia tem alguém que trabalha no setor privado, vc precisa dela(pessoa), vc estuda numa instituição privada?
    como ja disse tudo que vc falou é sem base, tanto filosofica como social, e se vc for olhar ai.. onde eu quero chegar... quem se dispoe ao setor publico, trabalhar para o estado, ter uma participação social maior são as pessoas que tem a maior estabilidade financeira neste país, o que acontece é que ninguem quer estudar e passar num concurso publico. pq? pq esse é o caminho mais longe, mais demorado e chato.

    pense aí téris.. não é pra desmoralizar seu site não.. mas talvez mudando um pouco o foco dele vc consiga se dar melhor, por exmplo um de moda gay, sexual e afetiva... poderia ser uma boa escolha qualquer uma.
    é tudo.

    ResponderExcluir
  5. Bom, criticar o capitalismo não é o mesmo que defender ditaduras comunistas que reprimem liberdades individuais. As pessoas tratam o lucro como fosse um direito sagrado. Ou melhor, como fosse um direito fundamental. Na verdade, antes de qualquer coisa, nós deveríamos lutar por um mínimo de condição de vida boa pra todas as pessoas. Não por sermos bonzinhos ou coisa assim, mas por ser lei. Os Direitos Fundamentais você acha rapidinho na Constituição. O problema é que o sistema capitalista da forma que é posto não vê limites. E é por isso que existe tanta gente miserável.
    Na minha opinião, quem gosta de ser amansado deve comer cocô. Eu entendo que é impossível mostrar pra pessoas que não tiveram oportunidade de aprender qualquer coisa e se tornarem pessoas críticas, a importância da copa pro Brasil. Ou a falta dela. Mas poder criticar e saber que ta sendo amansado, concordar com isso e até gostar? Nossa senhora, esse bateu a cabeça muito forte. Gente, o Brasil já ganhou a copa 5 vezes e isso não ajudou em nada. Ta na hora da gente começar a ganhar como nação. Nós já temos o status(besta pra caramba, eu acho) de país do futebol. Quem me dera viver no país da saúde acessível ou coisa assim.

    ResponderExcluir
  6. Todos os argumentos baseados na mídia? Como assim? Eu acho que ta tudo certo aí. O absurdo que é a globo para o Brasil é conhecido mundialmente. Já vi mais de um documentário(que nem brasileiro é) que mostra como é prejudicial para o país esse monopólio. Você não vê nada de errado em uma empresa formar a opinião de uma nação de acordo com seus próprios interesses? É lucro, lucro e mais lucro. Qualquer projeto filantrópico da globo só existe por ser vantajoso financeiramente. Você agora deve ta rindo e falando: “é claro, porque faria algo que não é vantajoso financeiramente?”. Esse é o tipo do pensamento que me faz querer desistir das pessoas e ir morar numa cabana, sozinho na floresta.
    Enfim, eu ganhei uma camisa do Brasil lá da academia. Eu não usei nessa época de copa. Só vou tirar do armário na época das eleições. Porque eu torço pro Brasil como país mesmo. O futebol brasileiro que se foda.

    ResponderExcluir
  7. Continuar respondendo aqui traria opiniões pessoais ao autor. tenho-me fora.

    ResponderExcluir
  8. etudojunto
    eu entendo que sim, criticar o capitalismo é sim apoiar ao comunismo, socialismo, ou ao anarquismo, mas nem me preocupo com o último porque nunca existiu em lugar nenhum, nem na menor tribo indígena, nem nunca existirá... mas bem, quanto ao socialismo acho que só podemos falar dele tirando como base o que já aconteceu e o que acontece, então, sim, é defender esse sistema de ditaduras e tudo mais, não que o capitalismo nunca tivera, a do Brasil é um exemplo, mas é exceção à regra... eu nunca disse que eu gosto, muito menos que eu concordo, mas eu prefiro sim, ser 'amansado' dessa maneira a ser 'amansado' com violência... e quando você disse que as 5 copas não ajudaram em nada, cara, você ta muito enganado, ainda mais pelo que o país vivia, principalmente até o TRI, foram dias de alegria, não se esqueçam que os humanos tem sentimentos, alegria também é primordial, é muito pequeno pensar que só benefício como sei lá, saúde e moradia é necessário, os sentimentos também fazem parte, porque não somos robôs... por fim, cara, também seria meu sonho ter esse título também, o país da saúde acessível, mas estamos caminhando pra isso graças ao capitalismo, esse mesmo que ta fazendo a gente 'ganhar como nação', que nos coloca como o 8º país mais rico do mundo, com muita desigualdade, mas que vem em queda vertiginosa.

    ResponderExcluir
  9. Uau Ígor, fiquei abismada como você levou uma opinião tão ao lado pessoal, ao tentar até me criticar falando que eu devo mudar foco para coisas gays, sexuais e afetivas. Parabéns à sua ignorância.

    Debates são necessários, mas não devem ser impostos, e eu nunca tentei impor nada, e parabenizo o etudojunto que conseguiu expor ideias com maestria, e Matheus também, que não levou para o lado pessoal da coisa.

    ResponderExcluir
  10. Meu comentário acabou ficando com o nome do blog. Que coisa. Era pra tá aí Pedro. Que é meu nome. =P
    Eu também te parabanizo pelo texto. Concordei com tudo que você falou e tentei contra-argumentar os comentários que vi aqui, que achei meio absurdos. Enfim, eu só conheço a Camila. Achei legal a retórica de vocês todas e vou comentar sempre que der. =)

    Mas voltando rapidinho ao assunto. Criticar o capitalismo não é defender o comunismo. Não é nem mesmo descartar o capitalismo. Um exemplo é tudo o que eu falei no primeiro comentário, uai. Eu não excluí o capistalismo, eu critiquei a fome por lucro que desrespeita os Direiros Humanos.

    Agora sobre os dias de alegria que vêm depois da copa vencida. Eu acho que mais alegres que os bobos das vuvuzelas são os políticos que usam esses dias de êxtase do povo pra aprovar leis ao gosto deles. Entre outras fidaputices que acontecem muito nessa época. Um vereador que eu conheço me falou como é. Se o povo não tem muito interesse normalmente, nos dias de jogo do Brasil não têm nenhum.

    ResponderExcluir
  11. Momentos como Copa, e esses eventos que roubam a atenção da massa, geralmente, são os momentos propícios para políticos e/ou qualquer um que tenha algum poder fazer o que bem entender.

    ResponderExcluir