quinta-feira, 1 de julho de 2010

Ah, a copa do mundo!



“Vou comprar uma bandeira gigante, cornetas, chapéus e sair por aí fazendo barulho para que todos vejam o meu patriotismo.”
Eu realmente não tenho nada contra essa expressão do nacionalismo. Mas que nacionalismo é esse que só é manifestado de quatro em quatro anos por causa de um evento esportivo? O que será que todos têm na cabeça? “Depois de quatro anos eu vou tirar a minha empoeirada blusa do Brasil do guarda-roupa e vou mostrar pra todo mundo que eu amo o meu país.”
Em um “glorioso” dia de jogo da seleção brasileira de futebol então, o país inteiro pára pelo simples fato de que a grande maioria dos brasileiros tem a necessidade de assistir ao tal jogo, até mesmo aqueles que não gostam de futebol. SANTA HIPOCRISIA, BATMAN!
E eu não posso deixar de citar a quantidade absurda de dinheiro gasta com bolões e adereços inúteis (e até bem feinhos, na minha humilde opinião) nessa época. Nunca se acha tanta gente dispondo de dinheiro quando se trata de fazer algo realmente importante para a sociedade.
Enfim, eu costumo chamar essa grande maioria de “patriôtas” porque, convenhamos, todas essas manifestações nem são patriotismo de verdade. Seria muito mais patriotismo manter o país limpo ou escolher responsável e atenciosamente um governante.
É melhor eu parar por aqui, porque se eu continuar pode ser que eu seja apedrejada na rua por não ser uma “patriôta”.

Um comentário: