quarta-feira, 7 de julho de 2010

Feito com carinho

Algumas ferramentas de persuasão da mídia me deixam realmente intrigada e me fazem pensar: "tem alguém me chamando de imbecil".

Tentam reproduzir uma familiaridade entre o consumidor e o produto que, realmente, não dá certo. Isso não passa de um modo de nos fazer comprar aquele produto aparentemente feito em casa. E novamente: "é, deve ter alguém rindo de mim".

Exemplo dessas graciosas práticas de mercado é o slogan de um suco: "♥Feito com carinho♥".

Bastaria pra mim que o suco tivesse um gosto agradável. Mas melhor do que isso é saber que todos os trabalhadores por quem o suco passa até ficar pronto trabalharam 10 horas por dia extremamente preocupados com a minha satisfação ao beber um delicioso suco de laranja com gominhos. Ah, e todas aquelas máquinas! É cativante a preocuação delas com o meu bem-estar.

Fico me perguntando: "como é possível relacionar algo tão impessoal como um produto indutrializado a algo tão pessoal como carinho?". Mas seria bem frustrante pensar que pessoas que você nunca viu nem verá fizeram esse suco que você está bebendo, visando, somente, alimentar suas famílias, não é mesmo? Mas fique tranquilo, caro leitor, na verdade quem espreme as laranjas do seu suco deve ser um bando de vovozinhas amáveis.

As propagandas publicitárias em geral expõem aquilo que é mais agradável aos ouvidos dos consumidores, e não aquilo que o produto realmente é. Neste caso é como se tivessem conseguido sintetizar o carinho e o adicionado à composição do suco, já que tem-se um suco industrializado com carinho.

Apesar de tudo eu fico aliviada, afinal nunca mais precisarei pedir pra vovó fazer suco!

4 comentários:

  1. AHhhh especulação do mal!
    Bom saber que existe gente inconformada com o caráter fetichista da sociedade!
    Quero ainda casar com alguém por amor!
    Será que vou ter que ir numa sociedade Rippie encontrar uma mulher que não se importe com minha classe social??!

    ResponderExcluir
  2. Bem o marketing é uma das ferramentas que movem o capitalismo além do capital,desigualdade social,recursos alienação entre outros.

    Concordo que as vezes eles forçam a barra, mas temos que ter discernimento para sabermos até que ponto estão informando sobre o produto e quando estão tentando nos manipular.

    Uma das funções do market é maquiar processo de produção,pois se formos pensar que tudo que nos compramos destrói algo e explora alguém pelo menos em uma etapa da produção não haveria consumo!

    E não podemos esquecer que nos fazemos isso o tempo todo ao pintar o cabelo,fazer uma escova,comprar uma roupa nova ou qualquer coisa que tirem o foco dos nossos "defeitos", tentamos maquiar na verdade algum "defeito" para que os outros "comprem o nosso produto",que seja aumentar a nossa alto estima, pegar alguém ou até mesmo nos contratarem para um emprego.

    ResponderExcluir
  3. uhn adoro os posts dessa ´júlia me excita.

    ResponderExcluir